Informativos

Football Goalpost: esporte que fortalece ética e disciplina

FFootball Goalpost Disciplina Éticaootball Goalpost é o único esporte coletivo onde a regra não permite falar palavrões e os resultados nas competições têm sido surpreendentes

Um esporte anti-palavrões

O football goalpost é uma modalidade esportiva que mescla, não apenas características de alguns esportes, tais como voleibol (por causa do sistema de sets), handebol (pelo posicionamento do pé na linha durante as cobranças) e o futsal por se jogar em quadra, mas também mescla noções de cidadania, ética e disciplina fazendo parte das regras do jogo.

Isto por que, diante das competições realizadas, nos mais de 500 jogos realizados pelas federações, o índice de palavrões beirou os 0%. Isto mesmo que você leu: quase zero porcento. Contabilizados em todas as competições (são feitas anotações nas súmulas), a quantidade de palavrões proferidos não chegou a sequer 10 repetições, um avanço altamente surpreendente na mudança de hábitos entre os atletas.

Um dos reais motivos é que, nas regras, é proibido falar qualquer palavrão, seja os atletas ou comissões técnicas. Nisto, o atleta poderá ser punido com advertência verbal, com cartão amarelo e, até mesmo, vermelho, a depender da interpretação do árbitro da partida. E convém que ninguém quer prejudicar seu time por causa de um mero desrespeito a si ou aos outros, não é?

Discursos pejorativos também são proibidos no Football Goalpost

Outra condição importante é garantir que, tanto atletas do mesmo time, quanto atletas adversários não podem usar palavras que denigram a imagem dos mesmos, seja por situações que envolvam palavras homofóbicas, racistas, de cunho religioso ou quaisquer condições que atinjam a moral dos atletas, árbitros, comissões técnicas, mesários, organizadores ou demais envolvidos nas competições.

Ainda não possui a modalidade em sua cidade? Entre em contato com nossa federação e nos ajude a levar o football goalpost para sua região.

Share

Leave a Reply